Há três meses começávamos mais um processo eleitoral em Mauriti. O que não sabíamos era que ia ser um processo tão cheio de idas e vindas.
De um lado, tínhamos Aldemir, que foi substituído por Evanildo, ambos do PT, ficando o último como o candidato de fato.
Do outro lado, tínhamos Maninho do PRB, depois Márcio do PSDB e a mudança consecutiva de três ou quatro ou cinco, enfim, perdi as contas de quantas vezes mudaram de candidato a vice-prefeito.
O fato é que, em meio a um processo extremamente cheio de atropelos que incluíram: Insultos, esculhambações, acanalhações, ameaças, pesquisas, carroças, jumentos, motos, som em todas as alturas, polícia, tiros, fogos, músicas, remédios, dinheiro - muito dinheiro - difamações, comícios, brigas, desabafos e desaforos, Evanildo Simão ganhou e agora é Prefeito desta cidade.
Este processo, como já falei, foi muito conturbado, o que acabou estressando a muito a população, digo isto por mim mesmo, pois creio que não há necessidade de tantos excessos, de tantas brigas e de tantas mentiras.
Se investissem mais em propostas e menos em insultos, talvez este pleito teria sido um processo mais pacífico, onde não tivéssemos que lutar com unhas, garras, dentes, línguas e redes sociais para defender nossas ideias.
Reitero meu pensamento de que, onde reina a democracia não pode mais imperar o coronelismo.
E vamos combinar, quem aqui é tão inocente pra se fazer de "coitadinho"?
Se o candidato ganhou, é porque foi o povo que escolheu. Se o outro perdeu, paciência, a vida é assim, e quem já perdeu três vezes, poderá perder a quarta... Ou não...
O importante é que o povo teve o direito de escolha e por mais boatos que houvessem de compra de votos e de retenção de documentos, a escolha foi feita e só nos resta esperar, rezar e torcer para que o novo Prefeito possa conduzir este povo para o progresso.
Infelizmente não é missão do Prefeito mediar o crescimento moral e intelectual dos seus cidadãos, tendo em vista que, a meu ver, esta é uma busca pessoal. Mas tudo bem, não se pode ter tudo na vida...
Só espero que o povo procure cooperar tentando buscar o progresso intelectual e moral, no sentido de rever seus valores que foram, na maioria dos casos, totalmente esquecidos durante estes três meses.
0 comentários:
Postar um comentário