Análise - Eleições em Mauriti


Há três meses começávamos mais um processo eleitoral em Mauriti. O que não sabíamos era que ia ser um processo tão cheio de idas e vindas.
De um lado, tínhamos Aldemir, que foi substituído por Evanildo, ambos do PT, ficando o último como o candidato de fato.
Do outro lado, tínhamos Maninho do PRB, depois Márcio do PSDB e a mudança consecutiva de três ou quatro ou cinco, enfim, perdi as contas de quantas vezes mudaram de candidato a vice-prefeito.
O fato é que, em meio a um processo extremamente cheio de atropelos que incluíram: Insultos, esculhambações, acanalhações, ameaças, pesquisas, carroças, jumentos, motos, som em todas as alturas, polícia, tiros, fogos, músicas, remédios, dinheiro - muito dinheiro - difamações, comícios, brigas, desabafos e desaforos, Evanildo Simão ganhou e agora é Prefeito desta cidade.
Este processo, como já falei, foi muito conturbado, o que acabou estressando a muito a população, digo isto por mim mesmo, pois creio que não há necessidade de tantos excessos, de tantas brigas e de tantas mentiras.
Se investissem mais em propostas e menos em  insultos, talvez este pleito teria sido um processo mais pacífico, onde não tivéssemos que lutar com unhas, garras, dentes, línguas e redes sociais para defender nossas ideias.
Reitero meu pensamento de que, onde reina a democracia não pode mais imperar o coronelismo.
E vamos combinar, quem aqui é tão inocente pra se fazer de "coitadinho"?
Se o candidato ganhou, é porque foi o povo que escolheu. Se o outro perdeu, paciência, a vida é assim, e quem já perdeu três vezes, poderá perder a quarta... Ou não...
O importante é que o povo teve o direito de escolha e por mais boatos que houvessem de compra de votos e de retenção de documentos, a escolha foi feita e só nos resta esperar, rezar e torcer para que o novo Prefeito possa conduzir este povo para o progresso.
Infelizmente não é missão do Prefeito mediar o crescimento moral e intelectual dos seus cidadãos, tendo em vista que, a meu ver, esta é uma busca pessoal. Mas tudo bem, não se pode ter tudo na vida...
Só espero que o povo procure cooperar tentando buscar o progresso intelectual e moral, no sentido de rever seus valores que foram, na maioria dos casos, totalmente esquecidos durante estes três meses.

0 comentários:

Postar um comentário

Relógio

Follow Button

Sobre este blog

Conteúdo destinado a quem gosta de boas leituras, seja de contos, crônicas, narrativas ou devaneios. Este blog tem por objetivo entreter e fazer pensar, divertir e fazer sonhar todos aqueles que entram em contato com estas humildes palavras.
Sejam Bem Vindos!

Conheça também

Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Ramon Gomes de Sousa. Tecnologia do Blogger.

Translate

Seguidores

Visitantes do Blog

contador de visitantes

Previsão do Tempo

Caixa de Recados

Postagens populares